terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Rede Nossa Belém propõe ampliação do debate social para desenvolvimento sustentável

Organização pretende apoiar atuação de cidadãos e movimentos sociais em prol da capital


O diálogo entre os cidadãos e poder público como instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade foi o tema central do evento de lançamento da Rede Nossa Belém (RNB), na última quarta-feira, 12 de janeiro, aniversário da capital paraense. "A ideia é que a democracia participativa deixe de ser só um discurso," explicou Ivan Costa, um dos integrantes do colegiado de apoio da RNB.

A RNB é uma rede de voluntários e organizações sociais cuja missão é apoiar e propor, de forma apartidária, inter-religiosa e participativa, ações que visem o desenvolvimento justo e sustentável da cidade. Faz parte da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, lançada em 2008 em Belo Horizonte (MG) e que hoje conta com movimentos em cerca de 40 cidades brasileiras.

Em Belém, a rede já foi lançada tendo em sua composição vários cidadãos e grupos interessados em atuar a favor de questões como a melhoria da segurança pública, o aprimoramento da gestão de recursos públicos, a preservação e promoção do patrimônio histórico e cultural e do meio ambiente. A função principal da RNB vai ser a de promover a troca de experiências e informações entre esses grupos e pessoas, para que cada um tenha resultados mais eficazes na área em que atua.
Como um exemplo de sucesso de atuação de movimentos ligados à RNB, Costa citou o trabalho do Grupo de Combate ao Lixo em Belém. Mesmo com poucos meses de idade, o movimento já conseguiu criar canais de diálogo com a prefeitura, que passou a adotar sugestões do grupo.

Outro exemplo citado por Ivan Costa vem da capital paulista. A Rede Nossa São Paulo, que já conta com mais 600 organizações da sociedade civil, trabalhou pela aprovação, em 2008, de uma lei que obriga o prefeito, eleito ou reeleito, a apresentar o Programa de Metas da gestão em até 90 dias após a posse. Esse programa deve ter as prioridades, ações estratégicas, indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da administração pública municipal.

Participe da Rede Nossa Belém: leia a Carta de Princípios (íntegra em http://tinyurl.com/CartaPrincipios) e envie e-mail para nossabelem@gmail.com com os seguintes dados: Nome; Atividade; Área de Atividade e ações que tem interesse em desenvolver em prol da cidade.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SOS Rio de Janeiro: como fazer suas doações em Belém

Em Belém, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial Pará, informa que está iniciada a Campanha para arrecadação de donativos para os desabrigados.

Estão sendo solicitados os seguintes materiais:

- Água potável;

- Alimentos de pronto consumo (leite em pó, massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais, enlatados);

- Cobertores;

- Colchonetes;

- Itens de limpeza e

- Itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável.

Enfatiza também não ser necessária a doação de vestuário de modo geral.

Doações em dinheiro para:
- Banco Itaú
- Agência: 8524
- Conta: 07078-9

CONTATOS:
Av. Gentil Bittencourt, 1840 (entre Av. Alcindo Cacela e Tv. 9 de Janeiro)
Bairro: São Braz – CEP: 66.040-000 - Belém/PA
Fones: (91) 3226-2554 e 3226-2556

Fonte:http://www.cruzvermelhapara.org/web/index.php

Movimento Nossa Teresópolis divulga conta para ajudar desabrigados

A tragédia que envolveu os moradores da região Serrana do Rio de Janeiro uniu o país em uma corrente de solidariedade. Até o momento já foram registradas 641 vítimas fatais. O Movimento Nossa Teresópolis, município que contabiliza 500 mortos e centenas de desabrigados por causa das fortes chuvas que assolam a região divulgou nesta segunda-feira, 17 de janeiro, por meio do Movimento Niterói Como Vamos, uma lista de itens prioritários, além de uma conta corrente para doações financeiras.

As necessidades imediatas são:

- Cobertores

- Lençóis

- Travesseiros

- Colchões ou Colchonetes

- Toalhas de banho

- Pasta de dente

- Escovas de dente

- Sabonetes

- Papel higiênico

- Roupa íntima

- Fralda descartável geriátrica

- Fralda descartável infantil

- Chinelos

- Copos descartáveis

- Talheres descartáveis

- Pratos descartáveis

Os dados da Conta Corrente do Movimento Nossa Teresópolis são os seguintes:

Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis

CNPJ: 11.099.604/0001-53

Banco: Bradesco
Agência: 542
CC: 57214-4

Atenção: Todos os depósitos devem ser identificados, para garantir a devida transparência e a prestação de contas.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Lançamento da Rede Nossa Belém é tema de entrevista na rádio O Liberal CBN

Um dos integrantes do colegiado de apoio da Rede Nossa Belém, José Ramos, foi entrevistado nesta terça-feira, 11 de janeiro, pela rádio O Liberal CBN, de Belém, sobre o que é e como vai atuar a rede.
O lançamento da Rede Nossa Belém será nesta quarta-feira, 12 de janeiro, no aniversário da capital paraense (saiba mais).

Confira a entrevista concedida à rádio O Liberal CBN:

sábado, 1 de janeiro de 2011

Rede Nossa Belém será lançada em 12 de janeiro

Em 12 de janeiro, durante as comemorações do seu 395º aniversário, Belém ganhará mais uma iniciativa da sociedade em prol do seu desenvolvimento. Será lançada, às 19h, no Fórum Landi, na Praça do Carmo no Bairro da Cidade Velha, a Rede Nossa Belém - RNB, uma rede de voluntários e organizações sociais cuja missão é apoiar e propor, de forma apartidária, inter-religiosa e democraticamente participativa, ações que visem o desenvolvimento justo e sustentável da cidade.

A RNB nasce integrada à Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis – RSBCJS, lançada em Belo Horizonte – MG em julho de 2008, por um conjunto de organizações e movimentos da sociedade brasileira, cuja missão é “comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável de suas cidades, tendo como valor essencial a democracia participativa.”

Os movimentos e organizações que integram a rede são totalmente apartidários e inter-religiosos, concentrando suas ações e propostas nos interesses públicos, sempre preservando sua autonomia e independência face aos governos de todos os níveis.

A Carta de Princípios da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, instrumento que norteia a Rede Nossa Belém e os demais movimentos que a integram, apresenta a atividade de acompanhamento das políticas e orçamentos públicos, preferencialmente por meio de indicadores e pesquisas de percepção da população, como a forma de realizar sua missão, estimulando em cada um desses um forte componente de educação e mobilização cidadãs.

Vale ressaltar, que a Rede Nossa Belém não será constituída numa organização formal. Não objetivará concorrer com entidades já existentes, mas sim, fortalecê-las, apoiando e integrando ações já existentes e induzindo o surgimento de outras, todas voltadas ao desenvolvimento justo e sustentável da cidade. Seu sistema de liderança não possuirá uma direção formal, mas encarregados escolhidos de comum acordo para liderar e realizar atividades, bem como animadores para viabilizar processos.

No desenvolvimento de seus trabalhos, a RNB contará ainda com um Colegiado de Apoio, inicialmente secretariado pelo Observatório Social de Belém, sendo suas ações propostas no âmbito dos seus Grupos de Trabalhos com temas específicos, tais como: Gestão Pública; Segurança Pública; Meio Ambiente etc.

Para participar é necessário conhecer a Carta de Princípios e enviar um e-mail para nossabelem@gmail.com com os seguintes dados: Nome; Atividade; Área de Atividade e ações que tem interesse em desenvolver em prol da cidade.

O lançamento da Rede Nossa Belém será no dia 12 de janeiro, às 19h, no Fórum Landi, na Praça do Carmo, Bairro da Cidade Velha, juntamente com o aniversário da Associação Cidade Velha Cidade Viva - CIVVIVA, com a seguinte programação:

19h – 19h30min – Credenciamento;

19h35min – 19h45min - Abertura

19h45min – 20h15min – Apresentação da RSBCJS

20h15min – 21h – Apresentação da RNB e suas parcerias;

21h - 21h30min – Apresentação da CivViva

21h30min – 22h – Coquetel de Encerramento



Para saber sobre o assunto visite:

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/cidades

http://www.cidadessustentaveis.org.br/rede_brasileira